Serviços
  • Psicoterapia
  • Psicanálise
  • Assessoria a expatriados


Assessoria a Expatriados Aconselhamento que visa o melhor gerenciamento dos aspectos psicológicos e culturais do expatriado e de sua família, com o fim de minimizar o choque cultural ao se mudar de país.

Público : profissionais que se voltam para trabalhar no exterior e suas famílias


 


Psicanálise, abordagem que se apoia predominantemente na fala do paciente para analisar aspectos inconscientes que influenciam nos sintomas( conflitos, medos, ansiedade) e modos de ser de cada pessoa.

Público: adultos e adolescentes que queiram trabalhar de forma mais aprofundada as questões subjetivas.



                              BRIGAS CONJUGAIS 

Por que o amor de um casal pode se transformar em briga ou ódio ao longo de uma relação?

È que o amor guarda mais complexidades do que se supõem ! Alguém que ama não o faz tão somente em direção do amado , mas projeta sobre o amado as suas faltas e vice-versa, recebe as demandas , muitas vezes inconscientes, deste amado (ada).

Assim, é um processo de espelhamento que funciona enquanto convém , mas que  pode despertar mais o ciúme e a desconfiança a medida em que  inconscientemente os sujeitos vão descobrindo que o tal amor pode ser uma ficção, tal qual uma  fantasia que adotamos.

Antídoto a isto? sim,  desvelar o desejo pessoal e  descobrir neste o valor do(a) companheir(a)o para sí enquanto outro que agrega, constrói , ajuda e suporta .

Não estimar o o lugar do outro enquanto obturador de todas as faltas , das suas faltas, e sim como um o outro diferente que também possui desejos e a seu lado pode conviver sendo sempre uma pessoa com modos, anseios  e vontades próprias . Inclusive um sendo Homem e o outro sendo mulher, pai e mãe, etc.

As pessoas fazem bem a si e à convivência quando se apropriam de seus desejos e  são suportadas na conjugalidade  , mesmo havendo conflitos . A questão é não fazer dos conflitos narcisistas, do espelho , um amor destemperado, que traz violência e agressividade quando não é confirmado pelo outro.

Muito da agressividade humana na contemporaneidade tem bases neste processo . Muitos assassinatos e feminicídios tem relação com esta dinâmica . 









 

Palestras :

Entrevista sobre fadiga e ambiente aeronáutico , acompanhamento psicológico para tripulantes .

VIDEO-2018-05-18-12-41-38 (1).mp4 VIDEO-2018-05-18-12-41-38 (1).mp4
Size : 4155.664 Kb
Type : mp4

Dicas do mes de  novembro   

Filme: - AMOR,  DRAMA  FRANCÊS -2011

LIVRO : FREUD,  EDIÇÕES STANDARDS, TOTEM  E TABU   



                  

Reflexões psicanalíticas sobre os sintomas da modernidade

Em uma época tão insistente na velocidade , na rapidez , na agilidade, nós assistimos a manifestação de sintomas como a depressão, as fobias, e a anorexia e a bulimia.

Não seriam sintomas de uma certa correspondência , tanto mais nos seja exijido deste Outro na cultura , no trabalho, nas associações,nesta ingestão sem limites, tanto mais a subjetividade responderia , por vezes, com este modo sintomático de um sofrer e da impossibilidade de atender ágil, protamente e de forma inesgotável , sem limite?

Luiz Mauricio Araujo - Psicanalista